Convivência no Kilombo Tenondé

Nós somos um projeto comunitário, um centro de estudos e atividades culturais e artísticas diversas. Aqui praticamos capoeira angola e permacultura, buscando também valorizar cultura afro-brasileira e suas raízes. É um espaço que busca o respeito e o diálogo com saberes ancestrais no cuidado com a terra, a água e os seres vivos, além de aprofundar os conhecimentos e práticas da cultura popular como um todo.

O funcionamento da casa depende da colaboração de cada um que more ou esteja apenas de passagem. As tarefas semanais de limpeza e organização dos espaços (cozinha, salão principal, banheiros, camping, cozinha de oxum, etc) são de muita importância, bem como a simples ação de lavar sua louça, não deixar seus pertences espalhados, guardar os instrumentos musicais e ferramentas depois de utilizados, entre outras.

Em geral, realizamos duas refeições por dia, uma de manhã (após o treino de capoeira) às 8h, e outra no final da tarde (entre 17h e 18h), nas quais todos (as) devem participar através de revezamento semanal (organizado antecipadamente na lousa do salão). É importante que as pessoas que cozinharam limpem e organizem também a louça utilizada no preparo da comida, além de se responsabilizar pelo armazenamento na geladeira da sobra das refeições. Assim, a cozinha estará em boas condições para o próximo grupo que irá cozinhar e evitamos a proliferação de moscas e doenças. Além disso, aqui não cozinhamos nenhum tipo de carne e eventualmente comemos peixe.

Não é permitido fumar dentro da casa ou usar qualquer tipo de droga e bebidas dentro do Kilombo Tenondé.

Não é permitido o uso das ferramentas e a colheita de frutos sem autorização.

O treino de capoeira começa pontualmente às 6h da manhã e a partir das 22h não é permitido nenhum tipo de atividade no nos arredores Salão Principal, cozinha e arredores (com exceção do Salão Alternativo e na Cozinha de Oxum) pois as atividades começam cedo no dia seguinte.

Devido à quantidade de gastos que a casa tem (água, gás, luz, comida, papel higiênico, etc.) é sempre bem-vinda qualquer colaboração financeira para cobrir esta grande demanda.

Sempre procure se informar, se comunicar com as pessoas que estão aqui há mais tempo, que vivem aqui, em relação ao uso e funcionamento do espaço, das ferramentas, das regras, etc. Peça ajuda se for necessário.

Sempre temos muitas tarefas para fazer: manutenção do espaço, trato das plantas, hortas, agroflorestas, colheita, etc. Procure se informar delas e tente cooperar com sua energia e disposição nestes trabalhos. Também estamos abertos para novos projetos, ideias e sugestões que visem melhorar o funcionamento do Kilombo.

Um dia típico no Kilombo Tenondé

06h treino de Capoeira Angola
08h café da manhã
09h atividades no campo
17h jantar
18h atividades (musicalidades, roda de capoeira etc.)