O que é o Kilombo Tenondé
A semente do Kilombo Tenondé foi plantada há vários séculos atrás nos quilombos do Brasil. Durante a colonização, o povo africano organizou comunidades auto-sustentáveis de resistência contra a escravidão e a opressão, baseado nos princípios fundamentais da ideologia africana. Apoiados pelos nativos do Brasil e europeus exilados, os quilombos tornaram-se uma grande comunidade de resistência contra o sistema colonial.
O Kilombo Tenondé é um kilombo moderno que busca resgatar a filosofia a importância histórica dos quilombos brasileiros. Reconhecendo a existência de novas formas de opressão na sociedade moderna e industrializada, ele proporciona às vítimas de tal opressão oportunidades de fuga. Seu objetivo maior é estimular a criatividade, o pensamento construtivo e resgatar os verdadeiros valores de convivência humana e harmonia com a natureza que, cada vez mais, vêm sendo esquecidos pela sociedade.
Mestre Cobra Mansa, fundador da Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) – que engloba 40+ núcleos oficiais e muitos outros grupos de estudo pelo mundo – iniciou o Kilombo Tenondé com a proposta de angariar a participação e o envolvimento de todos os interessados em contribuir no desenvolvimento e no andamento dos projetos ecológicos e culturais.
Com sede no Estado da Bahia, o Kilombo Tenondé tem dois componentes:
1) Centro Eco-educacional Kilombo Tenondé: uma fazenda perto de Valença:
Em uma área de 80 hectares, age no desenvolvimento auto-sustentável, com base em uma concepção orgânica do trabalho e nos princípios de sustentabilidade e construção natural.
Através de oficinas e projetos inseridos no cotidiano da comunidade, os participantes desenvolvem habilidades, conhecimentos e técnicas através do contato com si mesmo e com o ambiente. A prática e a experiência com a natureza nutrem e dão força à nossa linha de trabalho e espírito.
2) Centro Cultural Kilombo Tenondé:
É um centro comunitário, em Coutos, no subúrbio de Salvador, que oferece atividades culturais e educacionais para a comunidade. O centro cultural é equipado de uma pousada no local para acomodar estudantes de Capoeira Angola e participantes de oficinas e trabalhos nos projetos comunitários.
Oficinas: todos podem participar e contribuir!
No momento, as oficinas estão focadas na permacultura e na agrofloresta, com propostas de construção utilizando materiais naturais e reciclados. Um dos objetivos é criar estruturas sustentáveis para o apoio de oficinas educacionais e artísticas.
Pessoas com habilidades em carpintaria, alvenaria, eletricidade ou outras especialidades na área de construção são encorajadas a participar do projeto do Kilombo Tenondé. Segundo a dedicação e habilidade individual de cada um, o projeto poderá ajudar com custos de hospedagem e alimentação.
As atividades do Kilombo Tenondé se desenvolvem num ritmo lento, principalmente devido à falta de recursos financeiros. Doações em dinheiro e material contribuem para o progresso do projeto e engrandecem a filosofia do Kilombo Tenondé.
A intenção do Centro Cultural Kilombo Tenondé é proporcionar programas educacionais e artísticos para a comunidade. Encorajamos todas as pessoas com habilidades em diferentes áreas (mesmo sem relação com construção), como oferecer aulas de idiomas, de arte ou outros tipos de cursos, a participar conosco. Mesmo aqueles com pouca ou nenhuma experiência e sem habilidades específicas podem participar. Sempre existe alguma coisa para fazer no Kilombo. Por favor, mandem suas propostas!!