Cosmologia Bakongo + Capoeira Angola = CosmoAngola
Oficinas de Capoeira Angola, agrofloresta, hortas, dança, confecção de berimbau, Côco, maracatú, viveiros, culinária Bantu, plantas medicinais, artesanatos, bioconstrução.
Debates e mesas de Cosmologia Bakongo, contra colonial, africanidade, ativismo afro-pindorama.
O que é o CosmoAngola?
Cosmograma Bakongo + Capoeira Angola = CosmoAngola
Um encontro entre mestres, líderes, ativistas militantes de movimentos sociais e acadêmicos, através da capoeira angola, cosmologia bakongo, oficinas, palestras, debates, arte e cultura, com objetivo de estimular as trocas de saberes contracoloniais, revitalizar e fortalecer a visão afro-pindorama e quilombagem.
O CosmoAngola nasce na encruzilhada do debate contracolonial abarcado pelo mestre de capoeira angola Cobra Mansa (Dr. Cinézio Feliciano Peçanha) e o mestre quilombola Nêgo Bispo (Antônio Bispo dos Santos), ambos líderes comunitários e ativistas engajados em movimentos de resgate de saberes afro-pindorama. Esse projeto multidisciplinar, nascido em 2022 no Kilombo Tenondé, Valença – Bahia, mobiliza, de forma descentralizada, cruzes entre a capoeira angola e outras práticas de justiça social, ambiental e cognitiva do sul global, e tem contado com o apoio de várias lideranças, desde mestres da cultura popular e chefes de cozinha, até acadêmicos e artistas.
CosmoAngola se refere a encontros onde se compartilha ideias e experiências sobre a cosmologia bantu-kongo (ou bakongo) com pessoas interessadas em capoeira angola, agroecologia e decolonialidade, como fundamentos de existência. No coração do CosmoAngola está uma série de experimentações artísticas como o Cosmograma Bakongo (Dikenga Dia Kongo), ancorada no trabalho do filosofo congolês Bunseki Fu-kiau (1994, 2001ª, 2001b).